A escuta ativa é um fator de grande importância para uma comunicação eficiente em todas as áreas da vida. No caso das instituições públicas, quanto mais proximidade e interação com a população melhor.
Mas para isso é preciso levar em conta uma conversa direta e transparente com o público, caso contrário será difícil estabelecer um elo de confiança.
A população exige esclarecimentos e suporte ao interagir com instituições públicas. Sendo, portanto, um dever das organizações manter a escuta ativa a fim de ouvir reclamações, críticas e sugestões.
Isso tudo significa dizer que mais do que realizar campanhas e publicações informativas, é importante ouvir de modo ativo as críticas do cidadão. E é exatamente neste ponto que entra o papel das redes sociais.
Escuta ativa: mais do que elo é estratégia
Manter um perfil ativo nas redes sociais é uma necessidade que instituições públicas não podem negligenciar. É importante escutar, verificar e trazer respostas.
A escuta ativa dentro das redes sociais possibilita a compreensão da realidade, das demandas da população e caminhos para prevenir crises.
As redes sociais com esta escuta ativa será transformada em um grande espaço para o diálogo e a confiança.
O público passa a notar que é ouvido e dessa forma colabora cada vez mais com a instituição. Ele vai entender que ela está aberta para qualquer diálogo.
Redes sociais e a imagem institucional
As redes sociais nos dias atuais fazem parte dos maiores canais de interação entre intuições e cidadãos. Logo, elas fortalecem a imagem institucional das seguintes maneiras:
- Promovendo transparência: por meio de resultados, investimentos e ações.
- Aumentando o alcance da comunicação: com informações geradas e direcionadas para públicos diferentes.
- Gerando credibilidade: ao responder dúvidas e críticas com clareza e profissionalismo.
- Identificando oportunidades: observando dados, tendências e comentários.
Através de uma estratégia realizada com planejamento adequado, as redes sociais não serão somente canais para publicações vazias, mas ferramentas eficientes para a gestão pública.
A tecnologia unida a escuta ativa
Com o uso de ferramentas de monitoramento avançadas é possível analisar e compreender a fundo como o público se comporta. É possível identificar caminhos para a construção de uma comunicação assertiva.
E para isso é possível contar com a agência 2ks porque estamos com a nossa equipe preparada a fim de trazer o que há de mais recente para sua instituição pública.
Usamos o que há de melhor no marketing digital para trazer resultados certos para organizações públicas de todos os portes.
Comunicação pública com inovação
A comunicação pública necessita, como foi dito aqui, de uma inovação constante a fim de entregar resultados positivos e manter uma escuta ativa frente à sociedade.
É preciso analisar dados recentes para saber o que o público procura no momento. Isso deve ser feito de modo inteligente e por equipe de especialistas.
Não basta realizar publicações sem sentido e campanhas avulsas. É fundamental um planejamento estratégico e assertivo.
Há ainda muitas intuições que entendem a comunicação digital como algo desafiador. Mas a nossa agência tem o compromisso em trazer uma conexão eficiente entre instituição e público.
Concluindo …
Você viu aqui a importância da escuta ativa para as instituições públicas que desejam manter interação eficiente com o público.
Atualmente mais do que nunca não se pode deixar de lado a comunicação eficiente com o público. É preciso estabelecer uma conexão com o cidadão de modo genuíno.
O público precisa encontrar apoio e precisa se sentir compreendido. E isso nos dias de hoje só é possível por meio digital; com uso de estratégias inteligentes nas redes sociais.
Por outro lado, uma instituição pública não consegue dar conta de tudo isso sozinha; é preciso contar com a ajuda de quem sabe fazer.
Conte com a agência 2ks, porque estamos preparados para trazer o que há de melhor em comunicação digital.